banner slider

A História da Igreja como uma Ferramenta prática (parte 3/4)



A leitura da História da Igreja tem muitas utilidades para o obreiro cristão, seja ele, ou ela, Evangelista, Pastor ou Professor. O autor tem se comprazido em ver como a teologia sistemática se tornou mais inteligível ao estudante que estudou seu desenvolvimento histórico. As doutrinas da Trindade de Cristo, do pecado e da história do período que vai do Concílio de Nicéia de Constantinopla, em 680.
Um farto material ilustrativo para sermões está à disposição do estudante da história da Igreja que tenciona pregar. Quer ele evitar a iminência dos perigos de um misticismo cego que coloca a iluminação cristã no mesmo nível da inspiração da Bíblia? Que ele estude então os movimentos místicos da Idade Média ou o quacrismo primitivo. Se ele procura avisar contra os perigos de uma ortodoxia desligada do estudo e da aplicação dos ensinos da Bíblia, deve atentar para o período da fria ortodoxia no Luteranismo a partir de 1648, que criou uma reação conhecida como Pietismo, um movimento que destacou o estudo sincero da Bíblia e a prática da piedade na vida diária.


Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus, p. 25-26.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

"A História da Igreja - Os benefícios da História da Igreja para geração atual" foi divida em 4 partes. Não deixe de ler a primeirasegunda e última parte dessa matéria.
Confira o cronograma completo e fique sabendo sobre todas as datas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário