banner slider

[HISTÓRIA DA IGREJA] A primeira perseguição em Jerusalém



Perseguidos: Pedro e João. "E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do Templo, e os saduceus, doendo-se muito de que ensinassem o povo e anunciassem em Jesus a ressurreição dos mortos. E lançaram mão deles e os encerraram na prisão até o dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil" (Atos 4.1-4).

Nas linhas do texto acima, temos a resposta que os sacerdotes, o capitão do Templo e os saduceus deram a pregação do Apóstolo Pedro, totalmente negativa. Não houve discurso e sim reações. Ajuntaram-se, enfadados por estarem eles ensinando o povo, e anunciando em Jesus a ressurreição dentre os mortos, e, manifestaram a mesma incredulidade, prendendo-os. E assim, pela segunda vez, rejeitaram oficialmente a Cristo. E não ficaram nisso, foram adiante na perseguição contra a igreja ao ponto de sua história ser escrita com o sangue de seus mártires.

"A verdade é como tocha acesa que, quanto mais se agita, mais rebrilha. Ela expulsa as trevas da ignorância, desperta a atenção e se impõe. A verdade, por isso, onde quer que seja apresentada, se levanta oposição, sempre encontra também os que a ela se rendem". Conforme o Pastor Mario Neves em seu comentário de Atos dos Apóstolos (Casa Editora Presbiteriana), a despeito, portanto da oposição dos chefes, e da perseguição movida contra os pregadores, anunciada, foi aceita por um grande número de pessoas, elevando-se o número de cristãos de três para cinco mil.

A nação rejeitou Cristo, todavia, entre os israelitas a causa do Evangelho alcançou um progresso maravilhoso. Quase duplicou o número dos discípulos! Não há quem possa deter a obra de Deus!



Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus, p. 53-54.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

"A História da Igreja - Perseguição planejada de Jerusalém, Judeia e aos confins da terra" foi divida em 8 partes. Continue apreciando esta brilhante matéria em nosso cronograma completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário