banner slider

[HISTÓRIA DA IGREJA] A perseguição movida pelos Judeus



A perseguição aos cristãos conforme já relatamos em nossa introdução, começou contra o próprio Jesus. Fizeram-Lhe a seguinte pergunta durante o seu julgamento: "És tu o Cristo, o Filho de Deus Bendito?" Jesus não deixou espaço para a ambiguidade - Suas duas primeiras palavras foram: "Eu sou". A elite religiosa em Jerusalém sabia o que Jesus estava dizendo - era muito claro para eles que Ele estava afirmando ser Deus. Como tal, Jesus foi condenado à morte em uma cruz romana pelo crime de blasfêmia (Mc 14.63,64)

O Novo Testamento informa que os cristãos primitivos sofreram perseguições nas mãos das lideranças judaicas de seu tempo, começando pelo próprio Jesus Cristo.

Os primeiros cristãos nasceram e se desenvolveram sob o judaísmo, na medida em que o Cristianismo começa como uma seita do Judaísmo. As primeiras perseguições judaicas aos cristãos devem ser entendidas, então, como um conflito sectário - judeus perseguindo judeus por causa da heterodoxia. Várias outras seitas judaicas da época, no entanto, como os essênios, foram tão heterodoxas quanto a seita cristã.

De acordo com os textos do Novo Testamento, a perseguição aos seguidores de Jesus continuou após a sua morte. Pedro e João foram presos por lideranças judaicas, incluindo o sumo-sacerdote Anás, que os libertou mais tarde (Atos 4.1-21). Numa outra ocasião, todos os apóstolos foram presos pelo sumo-sacerdote e outros saduceus, mas, segundo o relato neotestamentário, teriam sido libertadores por um anjo (Atos 5.17,18). Após escaparem, os apóstolos foram novamente pegos pelo Sinédrio, mas, desta vez, Gamaliel - um fariseu bem conhecido da literatura rabínica - convenceu o concílio a libertá-los (Atos 5.27-40).

Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus, p. 52-53.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

"A História da Igreja - Perseguição planejada de Jerusalém, Judeia e aos confins da terra" foi divida em 8 partes. Continue apreciando esta brilhante matéria em nosso cronograma completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário