banner slider

Os Dons do Espírito Santo e o fanatismo (parte 7/7)


"Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes" (1 Coríntios 12.1). Essa fórmula paulina indica que o assunto merece nossa cautelosa atenção. (Ver 1 Coríntios 10.1 e comparar com Romanos 1.13; 11.25; 2 Coríntios 1.18; 1 Tessalonicenses 4.13). "... Ignorantes...", insto é, acerca dos meios, dos usos e dos propósitos dos dons espirituais, especialmente em face do fato que servem para exaltar a Jesus Cristo e devem proceder da parte do Espírito Santo, em contraste com sua anterior idolatria, que envolvia todas as modalidades de elementos prejudiciais.

Os verdadeiros dons espirituais e seu devido emprego devem ser encarados como um sinal digno de confiança de que os crentes de Corinto tinham abandonado sua adoração idólatra, pertencendo, agora, a um novo Senhor. Porém, os abusos por eles cometidos punham tudo isso em dúvida. O apóstolo sinaliza que os dons do Espírito sempre edificam a Igreja, portanto, devemos tomar cuidado com exibicionismo que impressionam apenas os sentidos.


O objetivo de Paulo é instruí-los no verdadeiro e correto uso desses dons, advertindo-os contra a possibilidade de confundir a inspiração genuína com a excitação fanática. A preocupação paulina quanto ao ensino a respeito dos dons deve ser também a de todas as Igrejas, principalmente as chamadas pentecostais.





Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus, p. 33.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

"A História da Igreja - Características do Avivamento Pentecostal" foi divida em 7 partes. Continue apreciando esta brilhante matéria em nosso cronograma completo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário