banner slider

O Avivamento Pentecostal caracteriza-se pela evidência dos Dons Espirituais (parte 4/7)


Após Jesus ter sido elevado ao céu, e, já a mão direita do Pai, cumpre o que prometeu, conforme registra Atos 2.1-13. Os anos e os séculos vão se escoando e o momento do arrebatamento da igreja se aproxima, enquanto milhões de irmãos, espalhados por todos os continentes, têm experimentado a realidade do cumprimento da promessa do batismo com Espírito Santo, bem como a manifestação dos dons espirituais. Os propósitos divinos nos dons espirituais:

a) A glorificação do Senhor: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil". (1 Coríntios 12.7). Os dons espirituais promovem o bem individual e coletivo na Igreja. Suprem tanto as necessidades físicas quanto as espirituais. Tem em mira a existência toda do homem. "Ele me glorificará..." (João 16.14). Os dons devem sempre resultar em glorificação da pessoa de Jesus Cristo, isto porque Ele é o Rei da glória. (Salmo 24.10).

b) A confirmação da palavra pregada e edificação da Igreja (Mc 16.20; Hb 2.4): "...Cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra..." (Marcos 16.20). A profecia e os demais dons sempre têm esse objetivo, isto é, a confirmação da palavra pregada. "Assim também vós, como desejais dons espirituais, procure abundar neles, para edificação da Igreja". (1 Coríntios 14.12). Este é um dos maiores propósitos de Deus através dos dons. É por esta razão que eles não devem ser usados para proveito próprio ou de um grupo restrito (1 Coríntios 12.26 b).

c) Avanço vitorioso da evangelização e missões: Em Atos 13.1-4, vemos os dons ligados à obra missionária. A principal causa do avanço irresistível e vitorioso da Igreja dos primeiros séculos foi sem dúvida a operação do Espírito Santo através de todos os Seus dons, como está patente no livro de Atos e nas Epístolas, (João 20.21; Mateus 28.19). Os pentecostais têm crescido muito nesses últimos anos devido a liberdade e ênfase nos dons do Espírito. Obviamente que temos tido problemas de exageros nessa área, quanto a fanatismo e outros problemas, mas isso não desqualifica o verdadeiro avivamento pentecostal.


Definição da palavra dom:
a) Números 18.29 - "vossos dons", aqui usa-se a palavra hebraica "MANATAH"; a expressão refere-se às bênçãos materiais.

b) 1 Coríntios 12.1 - "acerca dos dons..." aqui a palavra é grega "PNEUMATIKÓS" traduzida em nossas Bíblias como "Dons Espirituais". O sentido geral deste termo é "COISA RELATIVA AO ESPÍRITO". Pode também denotar "homens espirituais".

c) 1 Coríntios 12.4 - "...Há diversidade de dons...", aqui a palavra grega é "CHÁRISMA", traduzida em português por "dom" e significa graça, favor, dom especial da graça divina por meio do Espírito Santo. O apóstolo Paulo começa falando dos dons usando o termo "Pneumatikós", e no restante do capítulo, o termo é "Chárisma".



Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus, p. 31-33.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

"A História da Igreja - Características do Avivamento Pentecostal" foi divida em 7 partes. Continue apreciando esta brilhante matéria em nosso cronograma completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário