banner slider

A Terra que recebe a Semente (parte 2/5)


A Terra é o lugar propício do desenvolvimento da semente. Isso nos ensina que para tudo existe uma Lei estabelecida. Não haverá colheita sem a obediência da semeadura no lugar certo. Essa terra representa o mundo que carece da boa semente (o Evangelho), isto é, a semente que se doa, se entrega e permite passar pelo processo demorado da germinação para que abundantes frutos venham a existir.

Qualidade da Terra. Para quem entende de agricultura sabe-se que para cada tipo de terra, há sementes específicas. Certos tipos de sementes não combinam com o tipo de terra. Todo semeador necessita do conhecimento da terra para que possa ter uma boa colheita. Tal procedimento nos ensina a seletividade da semente, bem como o da semeadura, para que a terra responda com a produtividade. Assim é a pregação do Evangelho, pois envolve povos e nações. Cada povo possui seu costume, sua cultura e para alcançá-los, é necessário que se saiba com antecedência como se lançar a semente do Evangelho. Portanto, saber as qualificações de cada povo é fundamental para que se lance a bendita semente do Evangelho.

O preparo da Terra. Com o conhecimento da Terra, é necessário passar para outro passo, o que também é muito importante. Refiro-me ao preparo da Terra. Na linguagem da agricultura, representa averiguá-la para saber que tipo de tratamento deve ser dado antes do plantio. Isso representa que a terra deve ser arada, afofada, irrigada para que esteja adequada à nova semente e a germine dentro de toda a sua potencialidade. Assim é a semente do Evangelho de Jesus Cristo, dependendo da cultura devemos preparar o terreno com atitudes, amizades e demonstração de um comportamento cristão e outras situações necessárias que descobriremos através do estudo deste povo.

A extensão da Terra. Esse é outro assunto muito importante para a semeadura. Ter consciência da extensão da terra para que tenhamos sementes necessárias e trabalhadores suficientes para cumprir a tarefa. Essa extensão atrela-se a quantidade de sementes que possuímos bem como a quantidade de semeadores. Falando no sentido de necessidades, o mundo inteiro carece do Evangelho, mas é necessário conhecer a extensão, isto é, como semear em cada nação. O estudo da maneira de como se lança a semente do Evangelho representa o conhecimento da terra. A extensão da terra carece de um estudo apropriado e de especificações para uma colheita abundante.


Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus p. 16, 17.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

A História da Igreja - A semente do trigo que gerou a Igreja foi divida em 5 partes. Clique em primeira parte (para ler o início da matéria) e continue sua leitura com a terceira parte aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário