banner slider

O verdadeiro Avivamento Pentecostal caracteriza-se pela Promessa do Derramamento do Espírito (parte 2/7)

Um dos sinais mais pronunciados pelos profetas do Antigo Testamento, alusivo ao fim dos tempos para judeus e gentios, trata do derramamento do Espírito Santo em grande profusão sobre a Terra. Essa grande promessa foi cumprida como bênção do Senhor destinada a todos os que creem. Isso incluiu todos os discípulos de Cristo que estavam no cenáculo no dia de Pentecostes (Atos 2.1).

No livro do profeta Joel, capítulo 2, versículos 28 e 29, lemos uma das primeiras promessas referentes ao batismo com Espírito Santo: "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito Santo a toda carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. A também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito".

A expressão: "..E há de ser que depois...", sugere uma verdadeira conversão bem destacada nesse mesmo capítulo, (Joel 2.12-17). A ênfase profética é uma chamada a responsabilidade: "convertei-vos a mim com jejuns, e com choro e pranto" (v.12). "Rasgai o vosso coração e não a vossa veste" (v.13). Santificai a congregação, proclamai um dia de proibição (v.15). "...Ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noive de sua recâmara, e a noiva do seu tálamo" (v.16). "Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor..." (v.17). Depois destas coisas, certamente ocorreria o derramamento do Espírito. Essa profecia é atualizadíssima!

Mais de quinhentos anos haviam-se passado desde que esta profecia do Senhor fora dada a Joel, quando, pelas campinas verdejantes da Judeia, e pelas margens úmidas do Jordão, apareceu João Batista, o precursor do Salvador, anunciando: "...E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo". (Mateus 3.11).

Não tardou até que Cristo, na força do Espírito, começasse o seu ministério, no desenvolver do qual, também falou sobre a obra do Espírito Santo, começando com o novo nascimento, seguindo-se o batismo com o mesmo Espírito.

Ele próprio disse quando de sua estada numa festa dos judeus em Jerusalém: "...Quem crê em mim, como dizem as Escrituras, rios d'agua viva correrão de seu ventre". E acrescenta o apóstolo João que "isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele crescem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado". (João 7.38,39).
Após ressuscitar nos mortos, noutro lugar, antes de subir para o Pai, diante dos seus discípulos, outra vez disse Jesus: "Porque, na verdade vós sereis batizados com o Espírito Santo; não muito depois destes dias". (Atos 1.5)

Fonte: O Grão de trigo que gerou as Assembleias de Deus, p. 27-29.
Extraído do livro: (4° EBOM) Pentecostalismo e História, AD São Mateus, comentários: Pr. José Elias Croce

"A História da Igreja - Características do Avivamento Pentecostal" foi divida em 7 partes. Inicie a leitura lendo a primeira parte e continue apreciando esta brilhante matéria em nosso cronograma completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário