banner slider

Fábulas e Lições - Produção


Oliveira

A oliveira é uma árvore que se desenvolve lentamente. Não atinge grande altura: chega a medir 5 metros. Algumas espéci¬es vivem muito tempo, e permanecem verdes, produzindo por centenas de anos. É planta típica nas regiões subtropicais, onde a temperatura não é abaixo dos 15°C, e resiste até seis meses de seca.

Sua época de produção está situada entre 4 e 8 anos, toda¬via a abundância é alcançada entre 15 e 20 anos. Uma oliveira produz até 50 quilos de frutos. Para produzir melhores frutos e em maior quantidade, precisa ser podada e enxertada.

Embora a oliveira seja comum em Israel, atualmente a Grécia é uma das maiores produtoras do mundo. É uma das árvores-símbolo de Israel, a exemplo da videira e da moriá, que dá forma ao candelabro (menorá).

O azeite, produto da oliva, era muito importante nos tem¬plos bíblicos, usado para tempero, unção e combustível de lamparinas.

"E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda" (Zacarias 4.3).


(Fábulas e lições extraídas dos hábitos dos animais. Livro: Ilustrações para enriquecer sua suas mensagens - Antônio Mesquita - CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário